Double Live Video Event with the Loulé High School

A few days ago I was able to give a lesson to my students, but this time the JR was the classroom. This was made possible thanks to the JOIDES Resolution Live! program that is sponsored by the Deep Earth Academy providing live video broadcasts with the educators and scientists on board the ship during every expedition.

Há alguns dias atrás voltei a dar uma aula aos meus alunos, mas desta vez a sala de aula foi o JR. Tal foi possível graças ao programa JOIDES Resolution Live! promovido pela Deep Earth Academy e que, durante todas as expedições, possibilita a realização de transmissões de vídeo em tempo real com os educadores e os cientistas a bordo do navio.

Durante cerca de 60 minutos os alunos da turma 10D e 10F da Escola Secundária de Loulé puderam vislumbrar a magnífica torre de perfuração do navio, com os seus 62,5 metros acima da linha de água, e assistir em directo ao trabalho realizado a bordo do JR.

Os alunos ficaram ainda saber como o navio mantém a sua posição durante as operações de perfuração do fundo mar na sequência de uma visita a sala onde e feito o controlo do sistema de posicionamento dinâmico do navio (baseado no GPS e num sinalizador hidroacústico localizado no fundo do mar).

Seguiu-se uma passagem pela chamada passadeira onde tiveram a sorte e o privilegio de assistir a chegada de um testemunho de sedimentos em directo! A partir dai os alunos seguiram o chamado “fluxo dos tarolos”, tendo ficado a conhecer o equipamento que permite determinar as propriedades físicas dos sedimentos. Visitaram ainda a sala onde os tarolos são cortados longitudinalmente e divididos em duas metades, bem como o seu percurso ao longo do laboratório. Ali puderam testemunhar o trabalho efectuado pela equipa de sedimentólogos, bem como pelos especialistas em paleomagnetismo e pelos micropaleontólogos.

Os alunos puderam ainda visitar o laboratório de geoquímica e a aula terminou com uma sessão de perguntas e respostas na sala de conferências do navio, onde todos os dias os cientistas se reúnem para discutir vários aspectos do trabalho realizado durante a expedição.

Foi bom voltar a vê-los e falar com vocês… Espero que tenham gostado, pois em Janeiro haverá mais!

Votos de Boas Festas a partir do Oceano Atlântico!!!

Comments

Gonçalo Guerreiro 10ºF

Ainda bem que é o nosso professor... e que temos a sorte do Prof. estar no navio, já que vamos vê-lo ao vivo graças a si.
Muito Obrigado
Bom Natal e Próspero Ano Novo.

Guilherme 10ºF

Achei muito interessante e esclarecedor, foi uma boa ideia, a vídeo-conferência.
Boas Festas!

Igor Simões 10ºD

Olá professor, gostamos imenso de o ver e de ver o JR, em Janeiro haverá mais :D

Bom Natal e Bom Ano Novo (:

Afonso Guerreiro 10ºD

Olá professor...

É claro que gostámos.

Boas festas!!!